quinta-feira, 31 de julho de 2014

Substituir o queijo pelo quê?

Ultimamente tenho visto muita gente que tem dificuldade em virar vegano por causa do queijo, e outros por não saberem pelo quê substituir. Ou, até pessoas que têm intolerância à lactose que não conseguem deixar de consumir os laticínios de jeito algum.

Admito que o queijo é muito saboroso e muito prático também. Mas no meu caso foi bem fácil deixar de consumi-lo (em casa... pq se vc for decidir comer na rua em um restaurante/uma lanchonete comum, as opções vegetarianas em sua grande maioria leva queijo). Foi fácil pq antes de decidir parar, eu já consumia pastas que não levavam nenhum ingrediente de origem animal.

Nesse post vou dar dicas de produtos (os meus preferidos), que na minha opinião, substituem muito bem o queijo que você costuma colocar no pão. Pode ser que você não consiga parar da noite pro dia, mas aos pouquinhos você acaba acostumando e vai sentindo cada vez menos falta do queijo.

RequeiSoy (requeijão de soja da Life Company)


Na real? O Requeisoy foi uma das melhores invenções veganas que já fizeram até agora! É delicioso e realmente lembra o gosto do queijo.

Existem quatro sabores: Original, Cheddar, Provolone e Gorgonzola. Desses quatro, eu só tive a oportunidade de experimentar dois: O de Provolone e o de Gorgonzola. O primeiro eu achei maravilhoso! Costumo usa-lo para fazer tapioca e pizza. Já o de Gorgonzola, eu não gostei muito.. mas para quem curte sabor forte, pode ser que se dê bem com ele!

Estou louca para experimentar o de Cheddar, mas esse eu ainda não vi vendendo.. aliás, fiquei sabendo que aqui no Rio de Janeiro, só se acha para comprar no HortiFruti e por um preço muito do abusivo :/ Se alguém souber de algum outro lugar que venda por aqui, fale, por favor! :)

Homus com Gergelim (pasta de grão-de-bico da Ecobras)


Essa pasta de grão de bico foi um outro super achado! Ainda mais para quem tem preguiça/não tem tempo de fazer a sua própria pasta. Aliás, a Ecobras tem uma vasta gama de produtos veganos e que são muito gostosos! Outro fator muito importante: são livres de transgênicos :)

O Homus Tahine é típico da culinária árabe e cai muito bem, principalmente com o pão sírio. Mas caso você não tenha o costume de comer esse tipo pão (não sabe o que está perdendo), ele também cai bem com o pão de forma integral.  

Tofu Cream (pasta de tofu da Ecobras)


Mais um produto da Ecobras na minha listinha de favoritos! Existem quatro sabores do Tofu Cream: Defumado, Ervas Finas, Cebola e Alho e Original, sendo que o último não é vegan por conter aroma natural de manteiga. Não sei se houve alguma alteração na fórmula, mas qualquer coisa eu faço alguma alteração aqui.

Os meus preferidos são o Defumado e o Cebola e Alho. Essas pastas combinam muito com uma torradinha, biscoito de água e sal e também vai muito bem no tradicional pão de forma integral!

Pasta de Soja (pasta de soja da Puro Sabor)


Essa é uma pasta que já faz parte do meu cardápio há alguns anos.. eu já consumia essa gostosura mesmo antes de pensar em me tornar vegetariana! O mais legal é que há opções de sabores infinitos (tá bom, exagerei um pouquinho..rs.. mas existem vários sabores mesmo!). Das opções que não possuem ingredientes de origem animal são: Alho, Alho e Cebolinha, Alho Poró, Azeitona Preta, Azeitona Verde, Cebola, Cenoura com cebolinha (a minha preferida das que eu já experimentei), Ervas Finas, Orégano, Salsinha, Rúcula, Agrião, Berinjela e Cebolinha, Cebolinha, Espinafre, Grão de Bico e Manjericão...

Assim como o Tofu Cream, essa pasta cai muito bem tanto com uma torradinha quanto com um pão integral (ou o que você tiver o costume de comer).

Então... essas são as minhas dicas de produtos que você pode substituir o queijo. Claro que existem muitas outras opções no mercado, mas essas são as que eu costumo usar aqui em casa! :)

Você tem alguma dica de produto? Compartilhe com a gente! Basta deixar um comentário aqui nesse post, ou enviar um e-mail para blogprojetoinfinito@gmail.com com o assunto: COLABORAÇÃO BLOG, seu nome, endereço de blog(caso tenha), perfil no facebook(não é obrigatório), resenha do produto e foto/imagem de sua autoria(caso queira incluir).

Espero que tenha gostado :)

Bjos e até a próxima!!  

Um comentário:

  1. Eu achei fácil substituir o queijo! Acho mais difícil a bebida. Porque até agora não consegui fazer um café com leite legal :(
    Então eu tomo vitaminas, sucos e tal.
    Adoro o requeisoy e nunca comprei nada da ecobras, é caro?
    A puro sabor eu AMO cenoura com cebolinha hahaha também ficou sendo minha preferida.

    Beijão Ana!
    Sim, sou vegana!

    ResponderExcluir